Audiência Pública sobre Cultura de Paz no Município

por Cristiano Júnior publicado 01/09/2023 18h03, última modificação 01/09/2023 18h03
No último dia 30 de agosto de 2023, o Plenário da Câmara foi palco de uma Audiência Pública para discutir a instituição da Cultura de Paz em nossa cidade.

O evento contou com a presença de vereadores, representantes Poder Público e Sociedade Civil Organizada.

O Deputado Estadual, Professor Cleiton, discursou na abertura abordando a complexidade da violência no Brasil e suas raízes históricas. Destacou a importância da educação de qualidade e da busca por soluções em vez de eliminação de problemas.
Padre Cássio, da Paróquia São Carlos Borromeu, enfatizou a necessidade de enfrentar a violência como uma questão cultural, apontando para a importância da comunidade na construção da Cultura de Paz.
O Pastor Jetro, da Igreja Assembleia de Deus, destacou a ligação entre paz, amor ao próximo e espiritualidade, enfatizando sua aplicação em todos os aspectos da vida.
Uilian Goulart, representou o Executivo, compartilhando iniciativas para combater a violência, como iluminação LED e sistemas de videomonitoramento, além de ressaltar o papel dos pais na formação de limites em casa.
O Delegado de Polícia Civil, Dr. Ivan José Lopes, abordou as causas da violência, incluindo o tráfico de drogas, e apresentou estatísticas que evidenciam a menor taxa de criminalidade urbana em nossa cidade.
A vereadora Carol Castro, autora do requerimento, destacou princípios fundamentais para a Cultura de Paz como liberdade, justiça e igualdade, além de enfatizar a importância da diversidade.
Diversos participantes tiveram a oportunidade de contribuir com suas reflexões, incluindo Luciana Castro, Coordenadora da Comissão Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica da OAB, que solicitou o apoio da Câmara para aderir ao Pacto Nacional de Prevenção ao Feminicídio.
Para encerrar, o presidente da Câmara, Toninho da Laje, destacou o exemplo de Dr. Mário Ottoboni, responsável pela criação das APACs, que promovem a recuperação de presos e a construção da paz.
A Audiência Pública marcou um importante passo em direção à Cultura de Paz, enfatizando a necessidade de diálogo, conscientização e ação conjunta entre o poder público, instituições e sociedade civil para enfrentar as causas da violência.