Câmara de Lagoa da Prata instala Sistema de Energia Fotovoltaico

por editor publicado 16/12/2022 17h32, última modificação 16/12/2022 17h32
Estima-se que já no primeiro ano de operação o sistema de energia fotovoltaico representará uma redução de até 90% no valor da conta de energia elétrica do Poder Legislativo no primeiro ano.

Buscando o desenvolvimento de um sistema sustentável, a Câmara Municipal de Lagoa da Prata está investindo na instalação de uma Usina de geração de energia solar.
O objetivo é suprir o que é consumido pelo Poder Legislativo em energia elétrica, mas principalmente gerar economia com o recurso público e minimizar os impactos ambientais com um sistema de iluminação limpa.
Para isso, estão sendo instalados 18 painéis solares fotovoltaicos, em parte do telhado do prédio, que somados produzirão cerca de 1.250 watts de potência por mês.
Essa forma de obtenção de energia, uma das mais promissoras atualmente, vem crescendo cada vez mais em virtude da redução dos custos, sobretudo, pela adoção de fontes renováveis de energia. Com isso, a Câmara de Vereadores dá mais um belo exemplo de gestão eficiente e se destaca por ser uma das poucas instituições na região a implantar esse sistema de energia fotovoltaica.
A Câmara está investindo cerca de R$ 50 mil reais na aquisição da usina fotovoltaica e estima obter o retorno em aproximadamente 4 anos. A obra está sendo executada pela empresa Cardoso Soluções Energética, que venceu a licitação por apresentar o menor preço.
A partir do funcionamento da usina, prevista para os próximos dias, o valor da conta de energia elétrica do Poder Legislativo, cuja média mensal é R$ 1,041 mil, será calculado pela diferença entre o consumo e a produção de energia no mês. A estimativa é economizar cerca de R$ 11.300,00 ao ano.
A presidente da Câmara, vereadora Carol Castro, explica que com este investimento a Câmara de Vereadores dá exemplo de inovação ao implantar um sistema sustentável que visa minimizar os impactos ambientais, além de contribuir para a economia do dinheiro público.
“Somos uma das primeiras câmaras da região a implantar esse sistema e uma das poucas câmaras de vereadores do Brasil a contar com energia solar, e o mais importante é que este investimento vai gerar economia para o Poder Legislativo e para o município, além de diminuir os impactos ambientais por ser um sistema de geração de energia limpa”, ressaltou.