Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida

por editor publicado 14/04/2022 14h30, última modificação 14/04/2022 14h30
O Anteprojeto prevê a criação do “Setembro Amarelo” que tem como objetivo promover a valorização da vida, por meio da realização de diversas atividades como debates, palestras, seminários, audiências, entre outras ações voltadas à prevenção do suicídio.

Vereadores aprovaram em reunião extraordinária, na noite de ontem (13/04), o Anteprojeto de Lei nº 6/2022, de autoria do Legislativo Municipal, que institui a Política Municipal de Prevenção e Combate ao Suicídio e de Valorização da Vida no Município de Lagoa da Prata.
O Objetivo da proposta é realizar atividades que promovam a valorização da vida, como debates, palestras, seminários, audiências, entre outras ações voltadas .à prevenção do suicídio, que é um problema de saúde pública que vem crescendo no Brasil e no mundo.
O Anteprojeto prevê a criação do “Setembro Amarelo” e da “Semana Municipal de Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida”, a ser realizada, anualmente, na semana que compreender o dia 10 de setembro, que é estabelecido pela OMS – Organização Mundial da Saúde, como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
A data comemorativa integrará o Calendário Oficial do Município e têm por finalidade promover o debate, a reflexão e a conscientização sobre o tema do suicídio na sociedade, com o objetivo de dignificar a vida em reação ao suicídio e a seus fatores condicionantes e determinantes.
De acordo com a OMS, oitocentas mil pessoas cometem suicídio todos os anos. E para cada caso fatal há pelo menos outras vinte tentativas fracassadas. Entre os fatores de risco para o suicídio estão transtornos mentais, como depressão, alcoolismo, esquizofrenia, isolamento social, dor crônica e neoplasias malignas.
O Anteprojeto seguiu para apreciação do Executivo que se acolhê-lo como Projeto de Lei devolve à Câmara para votação dos vereadores.

Clique aqui e veja o Anteprojeto: https://sapl.lagoadaprata.mg.leg.br/materia/7185